DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Sobre o curso:
PÚBLICO ALVO: Professores, coordenadores, supervisores, diretores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, assistentes sociais e todos os outros profissionais da área educacional e clínica que direta e indiretamente atuam na área de educação.
OBJETIVO: Desenvolver competências para o atendimento à deficiência intelectual em crianças e adolescentes e suas características, visando o desenvolvimento, socialização e aprendizagem de atividades teóricas-práticas em contextos escolares.
Grade
• Didática do Ensino Superior
• Metodologia da Pesquisa Científica
• História da Educação Especial no Brasil: Aspectos Legais, Filosóficos e Históricos
• Bases Teóricas para Inclusão Educacional
• Fundamentos Biológicos e Psicológicos das Deficiências
• Necessidades Educacionais Especiais no Sistema Regular de Ensino
• Deficiência Intelectual: Implicações para uma Prática Educativa Inclusiva
• Condutas Pedagógicas Inclusivas em Deficiência Intelectual: Procedimentos de Ensino e Avaliação
• Aspectos Psicossociais, Culturais e Linguísticos dos Diferentes Níveis de Escolaridade em Deficiência Intelectual
• A Organização do Ambiente Escolar como Fator Estratégico para Inclusão
• Currículo Escolar e Inclusão em Deficiência Intelectual
• Jogos e Brincadeiras como Recursos Facilitadores do Desenvolvimento de Sujeitos com Deficiência Intelectual
• A Informática Viabilizando a Superação de Barreiras Educacionais e Sociais
• Ensino de Habilidades de Comunicação Alternativa
• Atendimento Educacional Especializado
• Recursos da Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva
• Deficiência, Família e Sociedade: Implicações para a Educação Inclusiva
• Oficina Prática: Elaboração de Materiais Lúdicos Para o Trabalho em Sala de Aula e Estágio Supervisionado