EDUCAÇÃO ESPECIAL COM ÊNFASE EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Sobre o curso:
PÚBLICO ALVO: Professores, coordenadores, supervisores, diretores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, assistentes sociais e todos os outros profissionais da área educacional e clínica que direta e indiretamente atuam na área de educação.
OBJETIVO: Desenvolver competências para o atendimento à educação especial com ênfase deficiência intelectual em crianças e adolescentes e suas características, visando o desenvolvimento, socialização e aprendizagem de atividades teóricas-práticas em contextos escolares.
Grade:
• Didática do Ensino Superior
• Metodologia da Pesquisa Científica
• (Projeto Pedagógico em Educação Especial)
• Fundamentos Filosóficos, Históricos, Políticos e Legais da Educação Especial e da Educação Inclusiva no Brasil
• Bases Pedagógicas e Científicas da Educação Inclusiva Especial
• Fundamentos Biológicos e Psicológicos das Deficiências
• Bases Neuropsicológicas da Aprendizagem de alunos com Deficiência Intelectual
• Aspectos Sociais, Familiares e Escolares de alunos com Necessidades de Educação Especial
• Aspectos da Saúde aplicada à Educação Especial, Psicologia do Desenvolvimento, Síndromes, Transtornos e Deficiência Intelectual
• Aspectos Psicossociais, Culturais e Linguísticos dos diferentes níveis de escolaridade de alunos com Deficiência Intelectual
• Projeto Político Pedagógico e Atenção à diversidade
• Currículo Escolar e Inclusão em Deficiência Intelectual
• Deficiência Intelectual: Implicações para uma prática educativa inclusiva
• Introdução à Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
• Jogos e Brincadeiras com recursos facilitadores do desenvolvimento de pessoas com Deficiência Intelectual
• Condutas pedagógicas inclusivas em Deficiência Intelectual: Procedimento de Ensino e Avaliação
• Ensino de Habilidades de Comunicação Alternativa
• Estágio Supervisionado
• Trabalho de Conclusão de Curso
APROVAÇÃO: Para conclusão do curso, obtenção do título e expedição de certificado o aluno deverá ter média superior a 7,0 em todas as disciplinas e frequência superior mínima de 75% da carga horária total do curso, salvo os casos respaldados legalmente, e entregar artigo científico contendo entre 15 e 20 laudas (ABNT).